• Jéssica Alvarenga e Tatiana Stein

A REVOLUÇÃO NA MODA COMEÇA DENTRO DE NÓS!

Você sabe o que é o movimento Fashion Revolution e a tal “revolução na moda”?


Imagem do @fash_rev_brasil

O Fashion Revolution é um movimento global, presente em 100 países, que incentiva maior transparência, sustentabilidade e ética na indústria da moda por meio da conscientização, mobilização e educação. O movimento foi criado após o desabamento, no dia 24 de abril de 2013, do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, um prédio de estrutura precária que abrigava confecções de roupas com trabalhadores em situação análoga à escravidão, deixando mais de 1.100 mortos e 2.500 feridos. O #FashRev veio trazer à tona os bastidores da cadeia da moda, exigindo mais responsabilidade e justiça em todos os elos dessa indústria. O Fashion Revolution surgiu para dizer basta! Hoje, ao redor do mundo são desenvolvidas ações mobilizadoras para incentivar as pessoas a questionarem suas marcas favoritas, convidando-as à responder a simples, porém poderosa, pergunta:


#QuemFezMinhasRoupas?

Campanha Fashion Revolution Brasil

A cada ano o movimento vem crescendo e ganhando força. A programação do evento tenta trazer informações sobre mudanças comportamentais dos consumidores, empresas, alunos, instituições e profissionais atuantes na área. Marcas do mundo inteiro são convidadas a mostrarem aos seus consumidores quem são as pessoas responsáveis pela costura, modelagem ou qualquer outra parte do processo das roupas, sapatos e acessórios comercializados.



Todo e qualquer debate sobre o assunto enriquece e amplia os horizontes para construirmos uma moda mais justa e saudável, para a natureza e para as pessoas envolvidas em toda a cadeia.


A Brisa Slow é uma marca que fomenta consciência e responsabilidade, não só através da roupa, mas também através do nosso comportamento. Por isso, compilamos alguns materiais super pertinentes sobre o tema. Aqui você encontrará bate-papos virtuais do evento deste ano, além de documentários e TEDs em torno do assunto.



1. THE TRUE COST (O verdadeiro custo) - 2015

Porque indicamos: “Esta é uma história sobre as roupas que vestimos, as pessoas que fazem essas roupas e sobre o impacto no nosso mundo”. Neste documentário revelador você conhecerá os verdadeiros impactos da cadeia da moda, desde o plantio ou extração da matéria prima, até o descarte do produto. Apesar de ser chocante, você encontrará a ligação entre a pressão dos consumidores por peças de baixo custo e a exploração de trabalhadores nas fábricas.


  • Onde assistir: Youtube (clique na imagem)



2. RIVER BLUE (Rio Azul) - 2016

Porque indicamos: Esse documentário canadense ambicioso faz uma viagem pelo mundo fluvial. Esse é o primeiro trabalho que explora com profundidade a poluição e destruição dos nossos rios para atender à imensa fabricação de têxteis, principalmente jeans, e curtumes. Com uma mensagem de alento, o documentário também mostra soluções e iniciativas que têm trabalhado para melhorar a situação, introduzindo maneiras de produção mais sustentáveis.


  • Onde assistir: Youtube (clique na imagem)



3. KISS THE GROUND (Solo fértil) - 2020

Porque indicamos: O documentário faz uma denúncia da agricultura química e industrial e da pecuária de confinamento, que degradam os solos e aceleram a emissão de gases de efeito estufa, agravadores da crise climática. Com uma pegada de divulgação científica e narrado por celebridades, o documentário também é inspirador pois apresenta uma alternativa esperançosa: a agropecuária regenerativa, que sequestra e armazena o dióxido de carbono, “uma solução simples para curar o nosso planeta”.


  • Onde assistir: NETFLIX (clique na imagem)



4. THE PRICE OF FREE - 2018

Porque indicamos: Esse documentário impactante foi vencedor do Grande Prêmio do Júri. Neste filme você irá acompanhar a incansável e desafiadora trajetória do ativista indiano Kailash Satyarthi, vencedor do Prêmio Nobel da Paz, para liberar crianças que são forçadas ao trabalho escravo devido à crescente demanda global por produtos baratos. O calor e a paixão de Kailash ganharam apoio internacional devido a sua filosofia de que cada criança deve ter direitos de abraçar sua infância. Cenas angustiantes e ao mesmo tempo motivadoras, nos puxam para uma implacável energia para criar mudanças no mundo!


  • Onde assistir: Youtube (clique na imagem), sem legenda em português.



5. ESTOU ME GUARDANDO PARA QUANDO O CARNAVAL CHEGAR - 2019

Porque indicamos: Este precioso documentário brasileiro nos leva até a cidade de Toritama, no interior de Pernambuco, onde mais de 20 milhões de jeans são produzidos anualmente em fábricas caseiras. Os proprietários destas fábricas trabalham sem parar em todas as épocas do ano, exceto o carnaval: quando chega a semana de folga, eles vendem tudo que acumularam e descansam em praias paradisíacas. O visual do filme, apesar de retratar uma realidade maçante e repetitiva, envolve você de uma forma muito afetiva.


  • Onde assistir: NETFLIX (clique na imagem)



6. PEGA-SE FACÇÃO - 2020

Porque indicamos: Um documentário curtinho que mostra uma realidade muito semelhante a do documentário anterior. Na zona rural de Caruaru - PE, uma região onde a seca dura a maior parte do ano e a agricultura familiar não garante o sustento, mãe e filha veem como única saída a costura domiciliar terceirizada. Mas qual é o preço a ser pago?


  • Onde assistir: Youtube (clique na imagem)



7. THE STORY OF STUFF (A história das coisas) - 2010

Porque indicamos: Um documentário para fazer você compreender e refletir sobre a nossa sociedade do consumo exagerado de bens materiais e os impactos negativos que esse padrão de comportamento causa ao meio ambiente e à saúde da população em geral. Com uma mensagem clara e didática você irá compreender o processo de produção de um produto e as estratégias da indústria para que o mesmo se torne obsoleto. Story of stuff também é um livro!


  • Onde assistir: Youtube (clique na imagem)



8. O CICLO DE UMA CAMISETA

Porque indicamos: Nesta animação do TEDex de Angel Chang você irá rastrear o ciclo de vida de um produto universal: a camiseta branca tradicional. Anualmente, vendemos e compramos dois bilhões de camisetas mundialmente, fazendo dela uma das vestimentas mais comuns no mundo. Mas como e onde a camiseta comum é feita e qual o seu impacto ambiental?


  • Onde assistir: Youtube (clique na imagem)



9. WHY WE NEED A FASHION REVOLUTION?

(Porque precisamos de uma revolução na moda?)


Porque indicamos: Orsola de Castro é a fundadora do Movimento Global Fashion Revolution. Nesse TEDx ela defende a importância e a responsabilidade de todos nós em construir uma revolução na moda, através de uma indústria que valoriza as pessoas, o meio ambiente, a criatividade e os lucros em igual medida. Orsola veio mostrar ao mundo que a mudança é possível e que devemos celebrar todos os envolvidos na criação de um futuro mais sustentável!


  • Onde assistir: Youtube (clique na imagem acima)



10. EXPLAINING THE CIRCULAR ECONOMY (Explicando a economia circular)

Porque indicamos: A Fundação Ellen MacArthur é uma instituição do Reino Unido que trabalha com negócios, aprendizados, percepções, análises e comunicações para acelerar nossa transição para uma economia circular. Nesta pequena e criativa animação você irá entender a necessidade de repensar e redesenhar a maneira como fazemos as coisas. A economia circular ou regenerativa está baseada no modelo de funcionamento da natureza, onde nada é jogado fora, tudo pode ser transformado! Ou seja, os produtos podem ser “feitos para serem feitos de novo”.


  • Onde assistir: Youtube (clique na imagem)



11. ABERTURA DA SEMANA FASHION REVOLUTION BRASIL - 2021


Porque indicamos: A revolução na moda será cooperatista, agroflorestal, feminista e periférica! Alinhados com os temas Direitos, Relacionamentos e Revolução, a Semana Fashion Revolution 2021 iniciou com uma conversa entre ativistas que trabalham em prol de mudanças sistêmicas e consideram a moda uma potente ferramenta. Com essa mesa de debate podemos aprender muito sobre como todos esses pontos se conectam e transformam o nosso mercado!


  • Onde assistir: Youtube (clique na imagem)



12. FASHION REVOLUTION PORTO ALEGRE - #FashRevBrasil 2021

Porque indicamos: A roda de abertura do evento em Porto Alegre construiu um debate profundo com a presença de profissionais e ativistas de diversas áreas (psicologia, direito, marketing, comportamento e moda) para questionar como estão amparados os trabalhadores e trabalhadoras do vestuário em meio a crise causada pela pandemia de coronavírus.


  • Onde assistir: Youtube (clique na imagem)



13. ANCESTRALIDADE E O VESTIR - #FashRevBrasil 2021


Porque indicamos: Um debate importantíssimo com a presença de mulheres inspiradoras sobre o resgate da ancestralidade diante do colonialismo estruturante dos nossos relacionamentos. Os caminhos e desafios para resgatar a cultura ancestral dos povos originários e inseri-los no mundo da Moda.


Onde assistir: Youtube (clique na imagem ao lado)




14. MODA E RACISMO - #FashRevBrasil 2021

Porque indicamos: Em um bate-papo com Ana Fernanda (representante Fashion Revolution Salvador e membro do Comitê Racial Fashion Revolution), Carol Barreto (professora e designer de moda) e Renato Carneiro (empreendedor, artista plástico e designer) sobre as responsabilidades da indústria da moda na manutenção do racismo estrutural e quais caminhos são possíveis para levar a ação antirracista para a moda, em uma ação para decolonizar a moda!


Onde assistir: Youtube (clique na imagem)



15. COMO SER UM REVOLUCIONÁRIO DA MODA? - #FashRevBrasil 2021


Porque indicamos: Encerramos essa lista com a indicação deste workshop, por ser uma ferramenta ativa de introdução ao movimento Fashion Revolution, além de trazer uma exposição sobre dois temas super importantes: “Como construir uma cultura de moda anti-racista” e “Como revolucionar nossa relação com a natureza”.


Onde assistir: Youtube (clique na imagem ao lado)