• Jéssica Alvarenga

VOCÊ JÁ REFLETIU PARA ONDE VAI O SEU LIXO?

Aqui na Brisa nós falamos bastante sobre a necessidade do nosso consumo se tornar cada vez mais consciente, não é mesmo? Mas dessa vez nós resolvemos trazer o olhar para o PÓS CONSUMO. Você já parou pra pensar que toda compra que realizamos gera algum tipo de resíduo? O pós consumo é justamente essa etapa “final” da compra que muitas vezes no dia-a-dia acabamos não dando a devida preocupação.


Será que é importante nos perguntarmos o que acontece com a sacolinha da lixeira que colocamos para fora das nossas casas?


Os resíduos do tingimento natural da Brisa vão para a composteira!

Nós adiantamos que siiim! Infelizmente, o nosso lixo está relacionado com vários impactos ambientais, sociais e econômicos na nossa sociedade. Afinal de contas, no nosso planeta não existe "fora", ele é um sistema interdependente de relações, ou seja, nossas atitudes individuais geram consequências na comunidade global. E a verdade é que a grande maioria dos resíduos que descartamos podem ser reaproveitados e, portanto, todos os impactos minimizados. Por isso, é muito importante começarmos a desenvolver um olhar mais sensível para o nosso consumo e o pós consumo.


Partindo desse pensamento, a Tati Stein, fundadora da @brisa.slow, convidou a Natália Pietzsch, fundadora da empresa @arco.eco, para um bate-papo educativo sobre a nossa tomada de consciência e responsabilidade com os resíduos que geramos: quais são os tipos de resíduos, como devemos separá-los e descartá-los para garantir o reaproveitamento e qual o caminho que, em geral, eles percorrem ao sair das nossas casas?


Todas essas perguntas e reflexões são absolutamente necessárias para uma mudança de paradigma na nossa sociedade. Afinal, para transformarmos o mundo, precisamos começar a provocar mudanças na nossa própria maneira de habitar essa nave Terra. Essas são as chamadas microrrevoluções diárias e, para que elas existam, nós precisamos ter acesso às informações, além de promover conexões entre as pessoas. Assim, temos a chance de construir uma população cada vez mais saudável, preocupada e comprometida com uma verdadeira transformação no nosso planeta.


Então, para que você possa começar a sua jornada, criando mudanças na sua rotina, nós compilamos uma lista imperdível de vídeos, séries e documentários sobre resíduos e seus impactos socioambientais! CONFIRA:


1. LIVE: Consciência e responsabilidade no pós consumo - 1h43min

A Arco é uma empresa que atua na gestão de resíduos sólidos, na logística reversa de embalagens e promove educação ambiental. A Natália Pietzsch - Engenheira ambiental e fundadora da empresa, possui mais de 10 anos de experiência no assunto. Portanto, aqui você encontrará muitos dados e informações sobre tipos de resíduos e a correta destinação desses materiais!


2. O lixo extraordinário (2010) - 1h38min

Disponível na NETFLIX e no YOUTUBE

Este famoso documentário brasileiro, indicado ao Oscar em 2011, acompanhou durante dois anos o trabalho do artista plástico Vik Muniz no maior aterro sanitário do mundo, Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Este é um filme que mostra o árduo trabalho realizado pelos catadores e a possibilidade de transformação que a percepção artística pode proporcionar.


3. Oceanos de Plástico (2016) - 1h40min

Disponível na NETFLIX

Este documentário retrata a poluição plástica e seu impacto no meio ambiente e na saúde humana, revelando uma verdade chocante sobre o que está escondido sob a superfície dos nossos oceanos: uma grande sopa de plástico. Apresenta cenas nunca antes vistas da vida marinha e da poluição dos oceanos.


4. TEDx: Por que Precisamos Parar de Produzir Lixo (2016) - 17min

Neste vídeo, Cristal Muniz conta sobre escolhas de vida que lhe permitiram parar de produzir lixo em casa. Cris defende que, ao adotarmos mudanças simples, podemos reduzir até 70% da geração diária de lixo. Conheça também seu Instagram, onde ela compartilha dicas para uma vida sem lixo.


5. Cultura do Desperdício – Por uma sociedade mais consciente (2017) - 53min

Este documentário entrevista ativistas, economistas e especialistas sobre o desperdício de alimentos, o consumo exagerado e o descarte indevido de resíduos a fim de promover uma mudança de padrão cultural e a promoção da cidadania consciente e responsável.


6. TED: O plástico não é o vilão, os vilões somos nós (2019) - 16min

Neste vídeo, Dani Lerario, bióloga e especialista em gestão de resíduos,

fala da ameaça dos plásticos para a saúde dos oceanos, do futuro do planeta e da necessidade de deixar de usar plásticos de uso único, ou seja, os famosos descartáveis.


7. Desserviço ao consumidor - Ep. 4: A farsa da reciclagem (2019) - 58min

As grandes corporações vendem produtos descartáveis de plástico como se fossem recicláveis, mas a maior parte termina em aterros ou em praias do Sudeste Asiático.


8. Série Mares Limpos (2019) - 10 episódios de 10min

A série Mares Limpos veio para colocar o assunto da poluição dos oceanos no centro do debate da conscientização ambiental. A limpeza dos oceanos precisa estar atrelada aos temas urgentes do desenvolvimento sustentável e precisamos falar sobre os verdadeiros impactos da poluição marinha. Conheça o movimento @menos1lixo!


9. Documentário: Compostagem, PorQueNão? - 20min

Um documentário sobre o potencial que temos em nossas mãos de transformar os resíduos orgânicos em riquezas para a própria terra! Ao invés de descartarmos em aterros sanitários, podemos conhecer um processo encantador: A COMPOSTAGEM!


10. Série Cataflix (2020) - 7 episódios de 10min

O Cataflix é uma série do youtube sobre a vida e o trabalho de quem realiza a reciclagem acontecer no nosso país: os catadores! É um programa para qualquer pessoa interessada em viver um mundo com menos desperdício e poluição e com mais respeito e renda para esses trabalhadores.


11. História: direto ao assunto - Ep. 4: Plásticos (2020) - 21min

Disponível na NETFLIX

Um episódio sobre como o plástico transformou nosso modo de viver e como seus resíduos representam um valor astronômico para a nossa sociedade: 7,8 bilhões de toneladas de resíduos.


12. O Lixo Nosso de Cada Dia (2020) - 39min

Esse documentário provoca reflexões sobre os caminhos do lixo e também retrata a relação que a sociedade tem com o lixo que produz. Projeto contemplado pelo Premio Nelson Seixas 2019.


13. Descarte (2021) - 52min

Disponível na Amazon Prime

Um documentário super atual sobre o drama social do lixo no Brasil. Apresentado a partir do trabalho de artistas, designers, artesãos e ativistas que transformam materiais recicláveis com inovação e sensibilidade. São histórias inspiradoras e educativas sobre como podemos dar novos destinos a tudo o que consumimos.

Todos esses materiais que separamos para vocês, leitoras da Comunidade Brisa, foram e ainda são muito importantes para a nossa trajetória rumo à tomada de consciência em relação aos resíduos que geramos. Às vezes pode ser difícil encarar e digerir algumas dessas informações, mas são exatamente elas as molas propulsoras para mudarmos nossas atitudes. O caminho para gerar menos lixo é amplo, mas, geralmente, escolhas mais responsáveis exigem um certo esforço nosso em aprender a dizer não.


Claro, nem tudo conseguimos tirar ou adaptar nas nossas vidas e fica tranquila, tá? Comece essa trajetória através da sua própria realidade, questionando sobre as possibilidades de mudança que estão ao seu alcance e mantendo esse exercício ativo. A busca por soluções mais sustentáveis não possui um único destino final, mas deve sim ser uma filosofia de vida com várias pequenas-grandes conquistas ao longo do caminho que você mesma irá construir!


Bora nessa juntas? 🌱

Se você tem alguma sugestão de material informativo para compartilhar com a nossa Comunidade Brisa, deixe aqui nos comentários! E se você gostou desse conteúdo deixa a gente saber também, tá? Adoramos escutar vocês! Ah, aproveita e compartilha com aquela amiga que também está buscando mais informações. Vamos ampliar essa rede!